ABUSO!!!!

Padrão

O meu blog é exclusivo para artigos sobre educação, mas não posso deixar de passar para todos os meus amigos a minha indignação em relação aos abusos cometidos por representantes do THERMAS INTERNACIONAL DO ES.

Se você tem um blog, ajude-me a divulgar o texto abaixo. Isso está acontecendo comigo!!!

QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DE SE COMPRAR UM TÍTULO REMIDO DE UM CLUBE?

Há 14 anos comprei um título remido do THERMAS INTERNACIONAL DO ES sob a promessa do vendedor de que não haveria outras despesas.

O QUE HÁ POR TRÁS DESSA PROMESSA?

Há mais ou menos quatro meses recebi um telefonema de um funcionário desse clube com uma cobrança – ainda extrajudicial, segundo ele – no valor de R$800,00 (oitocentos reais), referentes, ainda segundo o tal funcionário, a despesas com a construção de chalés, entre outras, decididas em uma assembleia (da qual não tive ciência), que haviam valorizado meu título.

Indignada, disse-lhe que não havia sido informada de que deveria pagar por obras no clube e que a natureza do meu título era remida e que, portanto, eu não devia nada. Diante de minha resposta, o funcionário se alterou e ameaçou-me com uma cobrança judicial inclusive com bloqueio de bens. Retruquei respondendo-lhe que o único bem que eu possuía era aquele título, que conforme ele me dissera no início da conversa, valia em torno de R$5.000,00.

Chateada com a reação do funcionário, disse-lhe que daria o título no valor da tal dívida. Prontamente ele me respondeu que para cancelar o meu título eu teria que pagar uma taxa de R$300,00.

Perguntei que cobrança era aquela que se fazia por telefone, sem apresentar uma planilha de custos e gastos para justificá-la, e o que é pior, com ameaças. Pedi-lhe que não me ligasse mais e que tomasse as providências que considerasse cabíveis. Desliguei o telefone.

Janeiro de 2011, uma quinta-feira, talvez. Novo telefonema. Agora de uma empresa que se identifica como responsável pela cobrança do THERMAS. Tem urgência de resolver “minha pendência” com o clube e precisa que eu vá ainda hoje a Vila Velha, se eu quiser parcelar a dívida, que agora é de R$920,00. Aceita cheque ou cartão de crédito.

Fiquei muito nervosa, disse que não tinha condições de sair de Guarapari àquela hora para ir a Vila Velha, e que talvez pudesse ir na segunda-feira. Impossível. Aguardaria minha presença até sexta-feira no escritório de Vila Velha ou até sábado, no próprio clube.

Realiza. A possibilidade de ver meu nome sujo me deixou em pânico. Chorei, briguei com meu esposo (quase todas as vezes que toquei no assunto), fiquei estressada, aborrecida, com medo mesmo de ver meu nome sujo na praça por causa do título de clube que nunca sequer visitei.

Na última semana os telefonemas se intensificaram e, no auge do meu desespero, uma luz: o PROCON.

Sem muita esperança, dirigi-me ao órgão de defesa do consumidor. Fui prontamente atendida por uma mulher muito bacana que ligou para a tal empresa para uma conversa. Ficaram de retornar a ligação. Fui para casa meio sem perspectiva.

No outro dia, ligaram-me novamente de Vila Velha para saber o que eu havia decidido e eu disse que havia ido ao Procon e que aguardava uma resposta. Nesse momento perceberam que o telefonema do Procon era relativo a minha queixa. Nova proposta.

“Podemos abrir mão do pagamento dos R$920,00, da multa pelo cancelamento, de R$300,00, mas você tem de pagar 14 anos de carteirinhas (as quais nunca fiz).”

E que o valor atual da carteirinha era de R$50,00, mas ela podia deixar por R$35,00 cada.

RETROSPECTIVA: Eu tinha um título remido que não pagava nada; eu devia 920 Reais referentes a benfeitorias no clube (que não estavam incluídas no “nada” do título remido); eu tinha um título no valor de 5.200 Reais que não pagavam uma dívida de 920 Reais,; mas eu tinha um bem do qual eu poderia abrir mão se pagasse 300 Reais (quanta coerência!) e agora eu ainda devia pagar por 14 carteirinhas que eu nunca tive!!!! Que país é esse?!

Quer dizer que se eu, no meu desespero inicial tivesse pago os 920 Reais, agora eu ia receber a cobrança de mais 700,00 das malditas carteirinhas???? E depois, o que viria?

Hoje recebi outro telefonema. Fui breve: não vou resolver isso agora, por favor, pare de me ligar.

As funcionárias do Procon não me disseram o que fazer… mas me deram as opções e apoiaram minha decisão. Minha audiência no PROCON já está marcada.

Vasculhando a internet, encontrei centenas de pessoas com os mais diversos problemas de cobranças indevidas por clubes. Por isso, NÃO COMPREM TÍTULOS DE CLUBES DE NENHUMA ESPÉCIE, NEM REMIDOS, NEM PROPRIETÁRIOS, NEM DE NENHUMA OUTRA CATEGORIA.

Vá a praia ou compre uma piscina (de plástico, de fibra… qualquer coisa é melhor que um título de clube).

»

  1. meu pai esta passando pelo mesmo problema, cobrança de R$2000,00 podendo ser pagas em 10 R$200,00 caso não pague, vai pro SERASA.
    Gostaria de saber se tem alguma solução, resultado para esse caso.

  2. Hoje recebi uma carta deles, onde diz que eu fui sorteado para receber um titulo de sócio familiar no valor de R$ 2.200,00, na carta ainda diz que não terá custo nem um, que eu ainda ganhei um aparelho celular lg gx-200, no meio da correspondência ainda diz que eu ganhei uma câmera digital, independente de me associar ou não… :/ más com tantas reclamações fiquei preocupado, estou afim de chamar um advogado conhecido, ir lá, buscar a câmera, não assinar nada e dar o fora.

  3. Olá, pessoal comecem a entrar com ações judiciais contra esses clubes, que cobram valores abusivos e indevidos, porque assim formar-se-a umas centenas de decisões judiciais contra eles, e os direitos dos consumidores serão mais claros e evidentes e protegidos. Dr. Leandro. ADV.

  4. Acho que agora pararam com as cobranças abusivas. Mas quem ainda tiver com problemas, procure um advogado. Eu mesma processei o clube e serei indenizada pelos transtornos que me proporciononaram e qualquer débito existente será cancelado. Ele nem foram na audiência.
    Quem quiser entrar em contato com o advogado: 9747-5060 – Luciano

  5. Fui no Thermas Internacional do ES hoje no dia 13/10/2012, que não devia se chamado nem de parque municipal do ES. Fui até o parque porque recebi uma carta de titulo quitado apenas para pagar a manutenção, ganharia uma maquina Samsung Digital mesmo não virando sócio e caso virasse sócio ganharia também um celular LG. Gastei combustível, tempo, pedágio e quando cheguei, encontrei um parque que precisa ser pintando, reformado e de uma urgente manutenção. O parque deveria ser interditado, porque as piscinas estão velhas, sujas, e o parque virou uma especie de bairro, que as casas ficam de frente para as piscinas. Um dos funcionários me levou até o vendedor, nesse caminho e espaço de tempo percebi que não teria coragem de levar minha família em um açougue como aquele. Eram realmente nojentas as piscinas. Quando conversei com o vendedor ele disse que era R$ 130,00 por mês a manutenção e por telefone a atendente disse que era R$27,00. Olhando para a cara feia do vendedor mal preparado e para a piscina cheia de lodo, disse que não queria ser sócio, apenas queria o premio que era câmera digital Samsung, quando fui escolher o premio tinha uns relógios da china como um amigo informo no comentário e uma câmera que na hora nem olhei se era de marca. Quando chego no carro uma surpresa maior, a maquina era de filme, de revelar. Putz uma maquina de revelar em pleno 2012 ? Aquele tipo de maquina nem vende mais, e difícil encontra filme. Uma maquina digital, fina e bonita de marca custa R$199.00, qual seria o valor daquilo ? Me senti lesado, devia ter tirado xerox do papel que ficou com eles, e do que assinei também. Não quero mais voltar no parque, prefiro mil vezes o parque do china que fui e gostei dos brinquedos tudo novinho e um parque bem organizado que inclusive vai receber a seleção do japão em 2014 e passa por reformas. Alem do atendimento, entrei sem pagar nada, apenas uma consumação de R$30,00 e me diverte muito. Depois do que passei, pesquisei no google para saber se mais alguém passo pelo mesmo. Descobri que sim, e que um amigo meu tinha razão que aquele lugar é furada e está falido.

    • Recebi uma carta dessa hj, msm sem conhecer, fiquei animada, mais com um pé atrás, na minha cidade muitas pessoas receberam, procurei para ver se era verdadeiro ja que o titulo é remido. Foi bom ter procurado antes, pelos menos evitei muitas dores de cabeça,,, Obrigado

  6. fui vitima tive uma cota a 11 anos atras( hoje tenho 27 anos) debito direto na conta na epoca cancelei minha cota (ha 10 atras) e parei de usar essa conta .dia 16 fui sacar dinheiro nao conssegui olhei meu extrato !! fui lesado com desconto de 150,00 mais mais 10 debitos programados 51,54 para proximo mes estou agora com meu advogado para tentar resolver esse problema com THERMAS INTER MG

    • Antônio,
      Na verdade, quem está se metendo numa grande furada é o clube, pois até onde me consta, extorsão é crime e mediante ameaça se torna ainda mais grave. Algumas pessoas já estão entrando com ações de indenização contra o clube e juízes não o são por suas carinhas bonitas – o são por competência pautada em muito estudo – e com certeza não se deixarão enganar pelos representantes do famigerado clube. O MPES já está ciente dos abusos que estão sendo cometidos e inclusive que estão usando o nome do MPES e de juízes para ameaçar os sócios. A primeira reação diante das ameaças é o medo, mas o esclarecimento dos fatos tem fortalecido cada um dos sócios ameaçados e os colocado prontos para tomar as atitudes certas contra o clube.

  7. Muito bom esse blog!!!!
    Tambem sou vítima da “incompetência” desses maus administradores do Thermas Internacional do Espirito Santo. Me coloco à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos.

    • Boa noite !!
      A vários meses após diversas cobranças, as quais não respondi, gostaria de saber como esta o processo no MPE. Também sou sócio remido desde 30 de Janeiro de 1996, nunca trasei nem uma prestação dos valores que me foi cobrado a mais para sr sócio remido e acho um abuso cobrarem mais alguma coisa. Passo no local de vez em quando e reparei que virou um verdadeiro condomino.

  8. Legal o blog tratar deste assunto. Parabéns!!!
    Também estou passando por problemas parecidos. A minha mãe tem um título de sócio remido do parque das águas(antigo clube ponta da fruta) e vêm recebendo telefones de que está com uma dívida de R$ 700,00. Hoje, fui a tal empresa MTG e vale ressaltar não passa
    nenhuma credibilidade no atendimento.
    A pessoa que me atendeu falou que não existe nenhuma dívida e o que existe é pagar uma taxa de R$ 400,00 para transferir o título do Parque das Águas para o Thermas Internacional, sendo que o pagamento desta taxa não é obrigatório.

    Alguém passou por esta situação?

    • Bruno, não nos parece sensato pagar por algo que não queremos… você pediu para ter o seu título transferido? Você já viu no que foi transformado o Thermas? Garanto a você que não há vantagem nenhuma em ser sócio desse clube. Temos sido ameaçados, achacados, humilhados e incomodados por eles faz tempo… a MTG parece mais um cobrador de agiota, só falta colocar uma arma em nossa cabeça. Não caia nessa!!

  9. Caríssimos
    Estou com a mesma situação, me ligaram várias vezes e enviaram correspondências sobre a tal cobrança. Depois de algum tempo fui ao escritório dessa MTG e lá me informaram sobre os mesmos valores que alguns neste blog já informaram. Pedi então cópia do estatuto original e suas alterações, inclusive as atas que resultaram, ai eles ficaram de enviar por email, mas até agora nada, estou aguardando. Não entendo muito de direito mas pelo que li dos comentários anteriores estamos sendo cerceados em nosso direito. Parabéns professora por sua iniciativa, conte comigo, afinal tambem sou professor formado pela mesma instituição e claro mesma área.

  10. Sou advogada e tenho uns 08 processos contra o Thermas, em 06 consegui liminar para suspensão das cobranças, e proibição de negativação. Em audiencia eles se fazem de vítimas e oferecerem como proposta o cancelamento do título e a suspensão defintiva das cobranças, mas não oferecerem qualquer valor a título de dano moral.
    Juntei a ata do Procon emitida em Outubro de 2010, no qual eles se prontificam a não cobrar os R$ 300,00 pelo cancelamento e que os valores pagos são opcionais, PORÉM SE HOUVER PAGAMENTO ELES NÃO SÃO OBRIGADOS A DEVOLVER, ENTÃO NÃO PAGUEM NADA.
    Não deixem de correr atrás do seu direito.
    Na ultima audiencia que fiz o preposto me mostrou o TAC (termo de ajuste de conduta) elaborado pelo Ministério Público, que o autorizam cobrar, desde que notifiquem a pessoa pessoalmente por carta e não podem ameaçar, constar informação sobre negativação. Depois do recesso irei a Promotoria do Consumidor verificar o teor de tal documento, pq não acredito que o MP tenha autorizado tais cobranças.
    Na minha inicial peço a declaração da nulidade da cláusula que dispõe a cobrança, diante das inumeras irregularidades encontradas no estatuto.
    Estou usando as reclamações postadas aqui nas minhas petições iniciais, bem como, o jornal ESHOJE e as decisões que já tenho.
    Eles alegam que no contrato prevê a cobrança das carteirinhas, mas não mostram o r. contrato.
    Se quiserem mais alguma informação, me coloco a disposição.
    Segue meu e-mail: jan_silveira@hotmail.com

  11. Boa Tarde, gostaria de saber se seria possível me informar os dados da empresa MTG assessoria jurídica, pois também estou com o mesmo problema e estarei acionando-os judicialmente.
    Obrigada!

    • Boa noite, Priscilla
      Não tenho os dados da famigerada empresa, mas aqui no blog tem a cópia de um arquivo em PDF de um acordo firmado por eles, o Procon e o MPES. Eles estão enviando uma nova correspondência alegando um novo acordo com o MPES, mas uma leitora que é advogada está verificando a veracidade da informação. Procure aqui no blog, nos posts sobre o clube, o documento de que falei, imprima uma cópia e tome as providências. Mantenha-nos informados, por favor.
      Abraços

  12. Olha eu também estou com o mesmo problema com esta porcaria deste clube, pois os funcionários desta empresa estão me ligando e cobrando uma dívida que eles dizem que existe, mas eu não me lembro de ter comprado esta porcaria, e me parece que tem uns 14 anos. Eu me lembro de ter ganhado uma porcaria desta empresa. Mas eu nunca visitei sequer este clube. Para falar a verdade, eu não sei aonde fica esta porcaria de clube. Sei porque aparece na televisão que fica em Guarapari. Eu sei que já pedi a eles para não me ligarem mais, mas parece que isto não resolveu o problema. Então a única saída que eu tenho é fazer a mesma coisa que a Srª: esta fazendo, pois até aonde eu sei, cidadão nenhum pode pagar por uma coisa,que nunca usou,ou que não aceita possuir.

  13. Prezada, esse blog me mostrou que existem várias pessoas na mesma situação que eu! Tenho recebido inúmeras ligações diárias quanto a esses títulos do Thermas e eles simplesmente NÃO ME APRESENTAM OS DOCUMENTOS!

  14. Anésio,

    Fui sócio do falido clube ponta da fruta, onde ainda em funcionamento, solicitei minha desistência, agora com o passar dos anos, deu-se início às cobranças ameaçadoras, da mesma forma que as dos senhores. Ainda não me pronunciei judicialmente.

    Parabenizo a professora por essa nobre inciativa.

  15. Também comprei um título do THERMAS durante a sua construção mas nunca sequer visitei o local. Hoje recebi uma mensagem em meu celular de uma funcionária da tal MTG me convocando ao escritório deles em Vila Velha para regularizar “meu contrato”, sob a pena do não comparecimento culminar na inclusão do meu nome nos órgãos de proteção ao crédito, além do pagamento de honorários advocatícios. Fiquei desesperada porque não dizia alí do que se tratava. Tinha certeza de não estar devendo nada a ninguém e retornei a ligação. Uma funcionária atendeu e se recusou a me passar a informação, apenas disse que eu deveria falar com um funcionário Marcos Ximenes. Aliás, me tratou muito mal ao telefone. Eu já estava bastante nervosa aguardando infinitamente o tal marcos, por não saber que cobrança era aquela. Quando o cara atendeu, disse que era uma dívida do THERMAS de um mil ealguma coisa que não me lembro. Depois que expliquei que o meu título era remido, que nem conheço o lugar e tudo que voce já sabe, pois eamos vivenciando a mesma situação, ele me propos pagar750,00 de carteirinhas (nunca fiz carteirinha alguma!) Cheguou a deixar a dívida por 500,00. É claro que me recusei e perguntei se queria o título de presente, e ele disse que não. É um pilantra! Então, meu título vale quanto, se não cobre nem uma dívida de 500,00? Por fim, me ameaçou entrar na justiça contra mim segunda-feira as 10 horas. Desesperada telefonei para minha filha que é advogada em Belo Horizonte e ela me deu a seguinte orientação: esperar que a ameaça se cumpra (não creio que façam), e na contra razão entrar com um pedido de danos morais. Caso não seja cumprida tal ameaça, entrarei com o pedido, pois tenho a prova do abuso deles em meu celular. Será que não teria um jeito de movermos uma ação coletiva? Estou me sentindo muito constrangida com essa situação e não pretendo deixar barato. Um abraço.

    • Olá, Neuza!
      Ao ler seu depoimento, me vi há alguns meses.
      O ideal, conforme já coloquei em algumas respostas, são ações separadas, porque podem ser, por causa do valor, impetradas diretamente no Juizado Especial ou “de pequenas causas” como é mais conhecido. Dê uma lida nos comentários que, com certeza, você vai conseguir boas orientações.
      Não deixe de nos dar ciência dos resultados, quaisquer que sejam… é muito importante porque ajudam na orientação de outras pessoas que estão passando pela mesma situação.
      Um abraço.

    • Oi Neuza
      Estou passando pela mesma situação, mandaram uma mensagem para meu celular com os mesmos valores que vc descreve, exigindo um pagamento ate sexta feira. O que podemos fazer?

  16. Recebi a primeira cobrança via telefone hoje sob a alegação de que o Clube Ponta da Fruta havua sido comprado pelo Thermas e que agora eu tinha uma dívida de R$ 8.000,00 para pagar. Eu não sabia se ria ou chorava. Se voces forem entrar com alguma ação eu gostaria de entrar junto pois não estou disposta a pagar nenhum centavo sequer.
    Um abraço.

    • Ana, o ideal são ações separadas, porque podem ser, por causa do valor, impetradas diretamente no Juizado Especial ou “de pequenas causas” como é mais conhecido. Dê uma lida nos comentários que, com certeza, você vai conseguir boas orientações.
      Ah! E não chore!! Esse blog é um blog sobre educação, mas virou o ponto de desabafo das pessoas que como eu, se sentiram lesadas pelo clube. Esse post começou com as minhas lágrimas, por isso, não chore…na vida passaremos por situações em que nossas lágrimas realmente serão sentidas, e precisaremos delas para não enlouquecermos…
      Força e atitude! Faça o que precisa ser feito!

  17. Ilma. Sra. Heloisa, o Thermas não tem nenhum documento legal para fazer cobrança de nada, pelo contrário, foi feita, sim, uma troca, quem era sócio remido do “Ponta da Fruta”, tem o direito a um Título do Thermas sem pagar nada. Essa Empresa MTG já está sob investigação e em relação a assinaturas da assembleia, nenhuma daquelas assinaturas é de sócio legal do clube e sim de funcionários do próprio clube que assinaram, sendo que a convocação só foi veiculada no Notícia Agora. Portanto não há motivo pra desespero, aliás, extremamente desesperados estão eles.

  18. Abençoada! Tb estou passando pelo mm constrangimento junto ao THERMAS. Sou sócio remido e a pelo menos 8 anos venho recebendo telefonemas ameaçadores. Estou me colocando a disposição para juntos lutarmos contra essa forma de “ditadura” que nos está sendo imposta.

  19. Aqui vai um alerta: Quem tem título do Praia Clube Ponta da Fruta, também terá o mesmo aborrecimento. O THermas comprou o referido clube que estava falido e agora está com uma autorização judicial para cobrar dos seus sócios valores pertinentes à despesas.
    Também fui sorteada pelo Thermas. Eles estão com documentos da justiça, onde respalda a tal firma de cobrança a agir de tal forma. Tem uma lista com assinaturas de pessoas que participaram de uma assembléia que foi divulgada em um jornal do estado. Sei dos detalhes porque fui até lá e pedi para olhar os documentos.
    Nunca recebi nenhuma convocação do Thermas. É bom não deixar de lado tal situação, a justiça não é lá tão eficiente quanto parece. Caso contrário não seria à favor de tal cobrança.
    Existe má fé e mesmo assim ganharam a causa.

  20. Pingback: Cobranças levam sócios remidos à Justiça contra parque aquático | ES Hoje – A notícia do jeito que você gosta.

  21. Ola Claudia,

    hoje é dia 21/08/2011 e recebi um telefonema do Thermas no dia 20/08 fazendo as mesmas cobranças mas sem nenhuma ameaça.

    Alguem tem mais alguma informação sobre outros casos?? Voce entrou na justiça contra eles???

    abraço

    • Boa noite, Eduardo.
      Eu não entrei na justiça contra eles… só no Procon. E eles não compareceram à audiência nem voltaram a me ligar… estou mantendo o blog ativo no peito, pq tenho passado por uns problemas bem sérios na minha vida, mas não me sinto no direito de não responder aos leitores do blog. Observe no post que eu coloquei a cópia de um documento assinado pelos representante do clube e pelas autoridades de defesa ao consumidor. Aconselho-o a entrar contra eles no Procon Estadual e, se necessário depois, no Juizado Especial (pequenas causas. Todas as novidades são postadas aqui. Obrigada pela sua contribuição.

  22. Prezada Cláudia Mariano,

    Minha mãe está passando pela mesma situação que a sua, mas foi orientada incessantemente e quase estressantemente a não se preocupar com essas ligações abusivas do Thermas. Eles também tem feito esse tipo de cobrança com ela, constrangendo e abusando da boa fé que ela tem.

    Resumo da história: conheço tantas outras pessoas mais com quem trabalhei e que passaram pela mesma situação e que não pagaram absolutamente nada, por também entenderem não ser justo. A história da conversa sobre o título ser remido, isento de qualquer outra despesa, foi-nos passada, e as tais assembleias que eles dizem ter acontecido também não nos foram comunicadas via carta (não é obrigação lermos diariamente o diário oficial, tampouco comprar jornais em dias específicos para isso).

    O fato é: tenho em PDF o resultado de decisão da audiência no PROCON onde estiverem o Diretor Presidente do órgão (Antonio Caldas Brito), o direto administrativo (Ademir Cardoso), a diretora jurídica do órgão (Dra. Lorena Tamanini Rocha Tavares), o Procurador de Justiça e Dirigente do Centro de Apoio e Defesa do Consumidor do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (Dr. Fabio Vello). Também estiveram presentes: o delegado da DECON – Delegacia do Consumidor – (Dr. José Darcy Santos Arruda), a representante do Thermas Internacional Thais Nara Stein, presidente do Thermas, e um representante da MTG assessoria, Vlademir Dias de Melo.

    Querendo o arquivo, basta me mandar um e-mail que lhe responderei com ele em anexo.

    Estou disponível pro que precisar. Estamos juntos nessa e, sinceramente, seu casamento é muito mais que um parque aquático que nunca visitou e que parece cheirar a estelionato e chantagem: basta procurar os vários casos na Internet sobre o Thermas.

    • Boa tarde, Alaor!!!
      Que bom que você também deixou o seu depoimento. É claro que quero o arquivo e sua autorização para publicá-lo aqui. Toda ajuda é importante. Muito obrigada por partilhar essas orientações. Depois que comecei a escrever e que os depoimentos foram chegando, meu marido entendeu a extensão da história e nunca mais discutimos a questão do Thermas. Antes parecia que era só comigo e o apoio dos leitores do blog mostrou-nos quantas pessoas têm passado pelo mesmo constrangimento que eu passei.

      Obrigada mais uma vez pela sua atenção e sua solidariedade em dividir conosco informações tão preciosas à respeito de um assunto que aflige a tantos.

    • Gostaria de receber o arquivo em PDF estou com o mesmo problema. O rapaz que me atendeu no telefone foi me cobrando o valor de 800,00 sem perguntar meu nome.

      • Marluce,
        Não apague a mensagem em seu celular… ela serve de prova contra eles. Não pague nada, dê queixa numa delegacia por constrangimento ilegal, acione o Procon Estadual e, se possível, entre contra eles no JE. Não se precipite, pois eles depois alegam que o que você pagou foi uma “contribuição voluntária”. NÃO PAGUE NADA!!! Acione-os na Justiça. É hora de fazer valer o direito do cidadão.
        Abraços

    • Senhor Alaor,
      sou mais uma vitima deste calote descarado. Tenho recebido por diversas vezes estes telefonemas e sempre invento uma estória pra ver se eles me esquecem mas não tenho tido sucesso pois os telefonemas sempre se repetem e a cada dia o valor do “meu débito” diminui. Vejo com isso que esta cobrança é indevida pois se eles tivesse, realmente, o direito de cobrança eles não teriam tanta insistência comigo e me jogariam direto na justiça para cobrança. Ainda não fui ao PROCON mas pretendo ir assim que possível pois não aguento mais estes telefonemas e hoje mesmo, peguei o meu marido negociando com eles ao telefone e já até passando o numero do cartão para ficar livre disso. Imediatamente intervi e impedi-o de terminar de passar o numero do cartão mas realmente, isso cansa! Necessito deste documento que o senhor citou que tem em PDF do resultado da audiência no PROCON para me resguardar.

      att.,
      Eliana
      elianadosergio@hotmail.com

      • Eliana, o Sr. Alaor é um leitor deste Blog e os documentos fornecidos por ele estão no post ABUSO II. A orientação é essa mesma, que você registre tudo, se possível até os telefonemas deles, e entre com ações no Procon Estadual e no Juizado Especial, isso sem contar com a queixa na delegacia por conta das ameaças e da coação.
        Atenciosamente,

        Cláudia Mariano

  23. oi, tudo bem?

    Meu nome é Givago, estudante do ultimo período da FDV. Estou com um amigo exatamente na mesma situação do que vc…estou buscando alguma maneira jurídica de resolver esse problema….

    assim que descobrir algo, te aviso…desde já aviso que minha intenção é só ajudar… este caso é julgado nos juizados especiais, ou seja, não necessita de advogado…..

    Meus conselhos no momento pra vc sao:

    Recolha o maior número de provas possíveis que demonstrem o excesso na cobrança da dívida: Ligações fim de semana, mensagens ameaçadoras, constrangimento…..

    - Não tenha tanta esperança no Procon ( ja trabalhei la) eles só tem poder pra resolver as coisas admionistrativamente! Quem decide algo mesmo é o juiz….

    Se possível , informe se vc foi cientificada da existência da assembléia…..isso poderá ajudar no caso.

    me disponho a te ajudar no que for preciso, também considero isso um abuso!

    att

    Givago Dias Mendes, acadêmico em Direito, FDV

    givagodm@hotmail.com

  24. Pois é… indignada entrei na internet para procurar uma solução, um caminho, algo que me amparasse pois estou passando por este mesmo problema.
    Este blog surgiu como uma esperança.
    Há um ano ou mais minha mãe que é sócia remido de um clube que dizem que foi incorporado pelo Thermas vem recebendo ligações e mais ligações solicitando que ela faça a migração para o maravilhoso e estonteante Thermas Internacional do Espírito Santo.
    Mas hoje foi a gota d’água. Ameaçaram-na de ajuizar sua dívida!!! Que dívida?
    Imaginem uma senhora de quase oitenta anos, que nunca teve sequer um cheque sem fundos receber um telefonema destes. É uma verdadeira coação.
    Fomos então ao tal escritório da MTG, onde fomos recebidas por um sujeito estúpido, com um monte de xerox de atas, estatutos e assembléias todos de péssima qualidade, de leitura praticamente impossível, marcados com marca texto nas partes que lhe interessavam, alegando que minha mãe devia lhes pagar 10 parcelas de R$134,00 ou então iria encaminhar seu “caso” para um juiz em Guarapari.
    Quando pedimos explicações sobre o que se tratava tal dívida, ele disse que eram sobre obras e ampliações. Não nos apresentou nenhum documento que comprovasse a origem desse valor e até mesmo se negou a apresentar formalmente a proposta.
    Ao perguntarmos porque haviamos de pagar se nem sócios do Thermas nós eramos. O título foi adquirido do clube “Parque das águas de Ponta da Fruta” ele disse que haviam comprado o clube. Mas salvo engano, não somos obrigados a permanecer neste clube. Aí surgiu a tal taxa de R$300,00 para desligamento.
    Tem dó gente!!! Quando falamos que íamos ao Procon ele falou que podíamos ir e veio com mais um monte de xerox de audiências onde disse que o Thermas foi beneficiado. Li algumas das sentenças que nada haviam com este caso.
    Um abuso, um desrespeito com uma cidadã que paga seus impostos, que devia ter seus direitos garantidos.
    Se isso não é coação, o que mais é? Trata-se de ameaça, de abuso de poder. E o tal funcionário ainda se gabou no final da conversa de ter 40 anos de experiência na sua profissão, dizendo que sabia o que estava falando. Ou seja: eu se fosse vocês eu pagava.
    Ah tem mais! Quando dissemos que íamos procurar nossos direitos, ele nos deu 48 horas para resolver a situação, mas só de boca. Juro que estou até pensando em chamar o Jack Bauer pra nos ajudar. Afinal ele está acostumado a resolver tudo em 24 horas. Desculpe a brincadeira gente…
    Vamos no Procon amanhã mesmo. Mas queria deixar registrado isso aqui para que os próximos a serem lesados em seus direitos, pois eu sei que tem mais gente nesta situação, também briguem e não se deixem intimidar.

  25. Olá Claudia,

    Estou passando pelo mesmo problema. Só que o contato foi feito na semana passada e a com a mesma questão.

    Não sei como ficou o seu cass, mas vou passar as informações para o meu advogado para que ele resolva.

    Que bom que vários se manifestaram, talvez possamos entrar com uma ação conjunta.

  26. ROGERIO..
    QUERIDOS COLEGAS DESTE BLOG,FICO FELIZ EM SABER QUE PESSOAS SABEIS E
    INTELIGENTES,JAMAIS ACEITARAM AMEAÇAS DE PESSOAS OPORTUNISTAS,QUE FAZEM
    DE TUDO PARA TIRAREM VANTAGEM DE PESSOAS HONESTAS..
    ESTOU COM VCS ABRACO….

  27. Também passei por esta situação: cobrança por taxa de obras, sendo sócio-remido. Solicitei ao advogado do Thermas a documentação comprobatória das despesas que geraram as taxas, inclusive cópia do estatuto, revelando a possibilidade de pagamento de taxas sendo título-remido mas o mesmo informou que só me daria as cópias mediante pagamento da “dívida”. Que situação constrangedora!!! Eles estão querendo “tirar leite de pedra”, fala sério!!! Temos que nos juntar e nos fortalecer contra esse tipo de ameaça, fazendo “o feitiço virar contra o feiticeiro”. Estarei indo ao escritório (MTG-Cobranças) a fim de pegar toda a documentação necessária para que eu possa impetrar uma ação contra eles e, quero ser ressarcido por danos morais. Acho que todos os envolvidos devem fazer o mesmo.
    Abraços!

  28. Eu cai nessa, me cobraram R$ 900,00 dividi no cartão de credito e cheque. Falando que so depois de pago, ele colocariam meu titulo a venda. Nome da empresa que veio a Fatura “EVENE CAMP. ARCO IRIS”
    vou pedir para cancelar os cheques e ligar para central de cartão de credito. Brincadeira, achei meio estranho, me recusei de inicio falando que não tinha interesse mais no clube , mais me convenceram pela labia que venderiam meu titulo. Imaginei depois vira outras e outras assembleias e eu terei que ficar pagando. Vamos nos unir e entrar com uma ação coletiva.

  29. Bom vejo que chegou a minha vez. O thermas não para de ligar para minha casa inclusive com ameaças as mesmas Claudia que vc passou. E sabe o que vou fazer agora um BO e vou entrar na justiça contra eles. ISSO E UM ABSUDO!!!!!
    Claudia como ficou o seu caso?
    Obrigada
    Juliana
    Guarapari – ES

    • Juliana,
      O meu caso ficou “o dito pelo não dito”. Depois da audiência no Procon, a qual eles não se dignaram a ir ou responder, nunca mais me ligaram. Estou com uma carta do Procon para entrar contra eles no Juizado de pequenas causas, mas como a vida de professora é corrida, não fui ainda. Meu conselho é que você faça o BO e entre contra eles. Talvez fosse interessante que entrássemos com uma ação conjunta. Vou procurar me informar com um advogado e, em breve, lhe dou um retorno. Acho que pode ser uma boa. Fico grata por você deixar registrada aqui a sua indignação.
      Abraços,

  30. Sr. Silvio Roberto, quando esse tal “advogado” ligar para vsa., peça a ele que que por gentileza passe seu numero de indentificação da OAB, por eu conheço os advogados que defendem o Clube, e nenhum deles faz esse tipo de cobrança, aconselho o Sr. a anotar o nome de quem está ligando, agendar uma visita e se possivel fazer um B.O, pois como já havia dito, essa nova Ata que inventaram não tem valor juridico, alias pelo contrario, as assinaturas mencionadas nelas, não são de sócios.

  31. Carlos e demais,
    Hoje um amigo me comunicou que recebeu um telefonema de um “adevogado” ameaçando-o sobre as mesmas dívidas: carteirinhas, taxas extras, etc.
    Acho que já deu! Eles estão passando dos limites.
    Será que não há nada que possamos fazer para colocá-los na justiça? Mudar o jogo?

  32. Claudia e leitores estamos verificando as assinaturas da Ata de Assembléia e já temos 99% de certeza que os assinantes que consta em Ata trata-se de funcionários do próprio Clube que nem mesmos Títulos tem com a Empresa….vamos entrar com uma ação indenizatória conjunta para que sejam ressarcidos todos aqueles que pagarão essa Taxa Indevida, onde há muita contradição

  33. Caros amigos, gostaria de informa-los que o Thermas Internacional do Espirito Santo está sob investigação, isso pq tercerizou seu setor de Cobrança para uma Empresa denominada “MTG”, empresa esta de São Paulo, verificando esta Empresa conclui se que a mesma faliu um Clube no Estado de São Paulo “Thermas Regional de Ribeirão” lá a mesma forçava seus associados a pagarem a Taxa de Ampliação, garantindo em documento que o mesmo seria vendido em 180 dias, resumindo o Clube está fechado, não pagem nada nem mesmo as carteirinhas, que vcs não são obrigados pois eles mudaram o Estatuto agora, e não tem obrigação de pagar nada antes desta aprovação

    • Obrigada, Carlos, pelas informações. Precisamos nos manter a par dos acontecimentos para que não sejamos lesados. Vamos continuar usando a rede a fim de aumentarmos a nossa força. A comunicação é a chave!

  34. Caros amigos, gostaria de informa-los que o Thermas Internacional do Espirito Santo está sob investigação, isso pq tercerizou seu setor de Cobrança para uma Empresa denominada “MTG”, empresa esta de São Paulo, verificando esta Empresa verifiquei que a mesma faliu um Clube no Estado de São Paulo “Thermas Regional de Ribeirão” lá a mesma forçava seus associados a pagarem a Taxa de Ampliação, garantindo em documento que o mesmo seria vendido em 180 dias, resumindo o Clube está fechado, não pagem nada nem mesmo as carteirinhas, que vcs não são obrigados pois eles mudaram o Estatudo agora, e não tem obrigação de pagar nada antes desta aprovação

  35. Olá estou com o mesmo problema mas até agora não me estressei. Uma vez, um dito “advogado” do thermas me ligou dizendo que eu tinha que pagar uma dívida e cois e tal senão eles me tomariam o título. Prontamente disse-lhe que:
    1) as “notificações” enviadas por correio não tinham nenhum valor jurídico pois não eram registradas;
    2) meu título é REMIDO e nas cláusulas da época não havia nenhuma menção a uma possível despesa desse tipo;
    3) não se muda regra no meio do jogo, e ele como advogado deveria saber disso;

    Após, ele riu e não me ligou nem mandou qualquer correspondência por mais de ano.

    Hoje, minha filha recebeu o telefonema de uma pessoa novamente se dizendo do escritório de advocacia dando-me um prazo até sábado para comparecer lá e resolver problemas. Vamos começar tudo de novo….
    Gostaria de saber se teve mais alguma novidade no seu caso.

    Depois disso nunca mais me

Deixe uma resposta

